Em uma entrevista concedida a Fabrizio Contessa, da edição diária em italiano de L'Osservatore Romano, o Cardeal ucraniano Lubomyr Husar advertiu que suprimir o celibato obrigatório para os sacerdotes não é uma solução ao baixo número de vocações sacerdotais.

 

Conforme explica Contessa, o testemunho do Cardeal Husar é especialmente importante porque o Cardeal é o líder da Igreja de rito Grego-Católico em Ucrânia, um rito que contempla a possibilidade de ordenar a homens casados como sacerdotes.

 

O Cardeal proclamou o ano 2008 como o "Ano da vocação cristã". "procuramos não nos limitar às vocações à vida religiosa e ao sacerdócio, senão que estamos, apontando ao conceito cristão da vocação. E isto é porque notamos, tanto na vida familiar como na religiosa, uma grave instabilidade", explica o Cardeal ucraniano.

 

"Entre aqueles que se casam –adiciona– muitíssimos se separam. E também entre aqueles que ingressam nos mosteiros e às congregações, inclusive depois de ter realizado sua profissão, pedem ser dispensados. Nós queremos apontar a uma estabilidade da vocação".

 

Perguntado sobre a razão da crise de vocações, o Cardeal Husar assinalou que "podem existir muitas respostas. Agora inclusive são os pais os que se opõem, não permitindo a seus filhos ingressar nos mosteiros ou às congregações religiosas. Por outro lado, os sacerdotes pregam muito pouco, já seja sobre a vocação em geral, mas sobre tudo sobre a vocação sacerdotal e religiosa".