O Venerável José Olallo Valdes, um religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, poderia converter-se em novembro de 2008 no segundo cubano em ser beatificado, conforme deu a conhecer o serviço informativo da Arquidiocese de Camagüey.

 

O Arcebispo Juan da Caridade García Rodríguez presidiu uma peregrinação à igreja de São João de Deus, onde o Venerável se encontra sepultado, em que aproveitou para anunciar a possível data de sua beatificação.

 

Durante o ato cultural e artístico que acompanhou a peregrinação, Dom García descreveu Frei Olallo Valdés, como "um insigne representante da identidade e da tradição de Camagüey". Ao concluir o encontro, o Prelado descreveu os passos dados durante os 20 anos que durou o processo, e animou aos artistas cristãos presentes a destacar através de suas obras a figura do religioso.

 

Sua vida

 

De pais desconhecidos, José Olallo Valdés nasceu em 12 de fevereiro de 1820 e um mês depois foi depositado no Berçãrio de São José de Havana, onde em 15 de março do mesmo ano foi batizado.

 

Desde muito jovem ingressou na Ordem de São João de Deus e se transladou a Camagüey para assistir aos afetados pelo cólera durante a epidemia de 1835, onde ficou como enfermeiro no Hospital.

 

Como religioso, sofreu em carne própria as leis de secularização e supressão das ordens religiosas da Espanha, aplicadas em Cuba pela maçonaria. O frade, entretanto, permaneceu sempre fiel à sua vocação e nunca se separou do hospital nem dos doentes; aos que se entregou durante cinqüenta e quatro anos de serviço bondoso, próximo e solícito em um tempo em que a guerra e a pobreza assolavam Camagüey.

 

Sua morte, ocorrida em 7 de março de 1889, foi muito sentida na cidade, cujos habitantes lhe brindaram um enterro apoteótico.