A dissidente cubana Marta Beatriz Roque Cabello revelou que em 1 de janeiro, sete opositores ao regime de Fidel Castro foram presos na cidade de Santa Clara por solicitar publicamente a liberação dos presos políticos.

Segundo a prestigiosa economista dissidente, 18 opositores organizaram uma marcha pública em Santa Clara, 270 quilômetros ao leste de Havana, para "reclamar a liberação sem condições dos prisioneiros políticos". Sete dos manifestantes foram presos pela polícia.

Roque Cabello, a única mulher encarcerada em 2003 pela publicação de um manifesto a favor da democracia em Cuba, anunciou que o líder dissidente Jorge Luis García Antúnez, liberado apenas em abril de 2007 depois de 17 anos de prisão, é um dos sete presos.

Segundo a Comissão Cubana para os Direitos humanos e a Reconciliação Nacional,  presidida pelo dissidente Elizardo Sanchez, existem 250 prisioneiros políticos em Cuba. O governo, entretanto, assinala que estes são "mercenários" financiados pelos Estados Unidos para "perturbar a ordem pública".