21 sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas, perderam a vida violentamente durante  2007, informou esta semana a Agência Fides, da Congregação para a Evangelização dos Povos, ao apresentar sua recontagem anual daqueles agentes pastorais "mortos de maneira violenta e que sacrificaram sua vida cientes do risco que corriam".

Segundo o relatório da Agência Fides, Ásia figura em primeiro lugar entre os continentes onde em 2007 se registrou o maior número de vítimas entre os agentes pastorais, "banhada de sangue com 4 sacerdotes, 3 diáconos e um seminarista"; seguida pela América, onde foram assassinados 6 sacerdotes e 1 religioso. África, por sua parte, foi testemunha da morte violenta de 3 sacerdotes e 1 religiosa; enquanto que na Europa foram assassinados dois sacerdotes, ambos na Espanha.

Lista incompleta

Segundo Fides, ao informe "deveria ser acrescentada a longa lista dos muitos 'soldados desconhecidos da fé' dos que possivelmente nunca tenhamos notícias e que nos cantos mais longínquos da terra sofrem e pagam com a vida sua fé em Cristo".

A respeito, recordam o caso do Padre Jim Brown e do leigo Wenceslaus Vimalathas desaparecidos em 20 de agosto de 2006 em Jaffna, ao norte de Sri Lanka, uma das zonas mais afetadas pelo conflito entre as forças do exército regular e os rebeldes do “Liberation Tigers of Tamil Eelam”. Apesar dos muitos chamados que se realizaram por sua liberação ainda não se sabe nada deles.

As vítimas

O elenco da Agência Fides inclui:

O missionário da Consolada (IMC) Pe. Mario Bianco, italiano de noventa anos, morreu em 15 de fevereiro de 2007 em Manizales (Colômbia) como conseqüência de uma agressão em 4 de fevereiro.

Pe. Martin Addai, 46 anos, originário de Ghana, dos Missionários da África (Pais Brancos), assassinado em 10 de março de 2007 em Nairobi, Quênia.

Dom José Luis Camacho Cepeda, 54 anos, peruano, assassinado a facadas na noite entre o 11 e em 12 de março do 2007 em sua casa em Bogotá, Colômbia.

Pe. Fransiskus Madhu, 30 anos, missionário verbita (SVD) de Flores (Indonésia), assassinado em 1 de abril, Domingo do Ramos, no povo de Mabungtot, diocese de Tabuk, ao norte das Filipinas.

Irmã Anne Thole, 35 anos, nascida na Suazilandia e criada na Sudáfrica, das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família (conhecidas como Nardini Sisters) morreu no Domingo de Ramos, 1 de abril de 2007, enquanto tratava de salvar alguns doentes de AIDS de um incêndio.

Pe. Richard Bimeriki, congolés, morreu em um hospital ruandés em 7 de abril de 2007, depois de ter sido ferido durante uma agressão em sua paróquia em 12 de março.

Dom Wolfgang Hermann (46 anos), da diocese alemã de Trier, assassinado na tarde de 10 de abril de 2007 em Belém, no norte do Brasil.

Pe. Salvador Hernández Seller, espanhol, 75 anos, encontrado morto por causa dos golpes recebidos na cabeça em 11 de abril de 2007 em sua casa em Múrcia, Espanha.

Pe. Humberto Macias Roseiras, mexicano, 52 anos, assassinado na noite de 1 de maio de 2007 em Aguascalientes, México, próximo de sua casa com três tiros realizaods por um desconhecido.

Pe. Raghiid Ganni e os diáconos Basman Yousef Daoud, Ghasan Bidawid e Wahid Hanna, assassinados em 3 de junho, frente à Igreja do Santo Espírito em Mosul, Iraque, depois da celebração da Santa Missa.

Justin Daniel Bataclan, 20 anos, filipino, seminarista da Sociedade São Paulo, assassinado a noite de 7 de junho no Cubao, Quezon City

Irmão Enrique Alberto Olano Merino, salvadorenho, 29 anos, da Congregação dos Irmãos Maristas das Escolas (Pequenos Irmãos de Maria), assassinado em 10 de junho em Cidade de Guatemala, muito provavelmente por criminosos comuns.

Pe. Toma Pérez, 75 anos, pároco de Villafranca de Córdoba (Espanha), encontrado em seu apartamento com evidentes sinais de violência na manhã de 16 de julho de 2007.

Mais em

Pe. Fernando Sánchez Durán, pároco da paróquia de Santiago Tlaltepoxco, Cidade do México, foi seqüestrado e assassinado em 22 de julho de 2007.

Pe. Ricardo Junious, OMI, 70 anos, originário dos Estados Unidos e combativo denunciante do tráfico de drogas, encontrado morto por estrangulamento em 29 de julho na paróquia “Nossa Senhora de Guadalupe” no bairro de São Rafael em Cidade do México.

Pe. Florante Rigonan, 48 anos, filipino, pároco de São Isidro em Pinili (Filipinas), assassinado antes da meia-noite de 27 de agosto enquanto retornava para sua casa logo de ter celebrado a Missa vespertina.

Pe. Nicholaspillai Packiyaranjith, sacerdote diocesano e coordenador do "Jesuit Refugee Service" no distrito de Mannar (Sri Lanka), assassinado pela explosão de uma bomba colocada na rua que o sacerdote percorria para levar assistência ao campo de refugiados de Vidathalvu.

Pe. Allard Msheyene, (OMI), Sudafricano, morreu em 6 de outubro de 2007 na Sudáfrica, depois de uma agressão quando se dirigia à paróquia “St. Peter” de Nelspruit, a 330 quilômetros ao leste de Johannesburgo, para oferecer sua ajuda pastoral durante o fim de semana.