O Observatório da Associação de Pais Europeus (EPA, por suas siglas em inglês) que representa a mais de 150 milhões de pais de família da Europa, expressou seu público apoio às famílias que apresentaram o recurso de objeção de consciência frente à matéria Educação para a Cidadania (EpC) na Espanha.

Os pais europeus mostraram deste modo sua adesão ao Manifesto internacional que a associação Profissionais pela Ética (PPE) fez chegar ao EPA.

No Manifesto se destaca a solidariedade de milhares de famílias de outros países com os pais espanhóis que objetaram em consciencia à controvertida matéria impulsionada pelo Executivo socialista e cujos filhos estão sendo pressionados ou ameaçados.

A associação de profissionais reitera que os conteúdos da matéria de EpC na Espanha, “longe de seguir as recomendações do Conselho da Europa, introduzem conteúdos de ordem moral que supõem uma intromissão inaceitável no direito dos pais à educação de seus filhos conforme às suas convicções, e na liberdade de consciência e a intimidade do menor”.

Ambas as associações se comprometeram, além disso, a difundir esta situação em diversos foros e instituições internacionais a fim de exigir ao Governo espanhol que modifique sua política em relação com esta disciplina e faça efetivos os direitos fundamentais dos pais e seus filhos.

A EPA tem o respaldo de plataformas da Bélgica, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Dinamarca e Itália entre outros, e promove uma ativa representação no âmbito educativo europeu. A EPA está integrada por associações espanholas como a Confederação Nacional Católica de Associações de Pais de Alunos (CONCAPA), Federação de Associações de Pais de Alunos dos colégios de Fomento de Centros de Ensino (FAPACE), entre outras.