O Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega Alamino, disse que o pedido feito o ano passado pelo Governo para que todos os setores da sociedade se expressem sobre a realidade do país é um “passo prometedor que criou expectativas”.

Durante a Missa celebrada pela Jornada Mundial da Paz, o Cardeal lembrou que em 2007 as autoridades pediram “uma opinião ampla sobre todos os temas preocupantes". Isso -explicou- fez que desde todos os níveis da sociedade se exprimiram “uma grande quantidade de críticas, queixas e propostas baseadas na necessidade de mudanças, inclusive estruturais, na organização e desenvolvimento da vida nacional”.

Nesse sentido, lembrou a mensagem de Natal da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, no que se fez referência ao chamado do Governo. Quando “surgem tantas expectativas a respeito de mudanças necessárias que possam melhorar e transformar a vida nacional”, assinalou o texto, a Igreja “participa desta espera e oferece sua oração e sua contribuição para que se encontrem soluções reais e eficazes que favoreçam caminhos de esperança”.

A mensagem assinalou que “nesta tarefa todos estamos implicados, sem exclusões nem marginalizações. É necessário dar espaço à iniciativa e criatividade pessoal, pois todos corremos a mesma sorte”.

O Cardeal Ortega explicou que os bispos “nos referíamos às decisões que deviam responder às inquietações exprimidas e que são esperadas com certa ansiedade pelo nosso povo”.

“Entre cubanos é possível a tolerância, a convivência harmoniosa e a reconciliação quando esta é necessária”, afirmou, e indicou que “não se reconciliam idéias nem posturas que podem ser irreconciliáveis, senão pessoas”.

Por outro lado, o Arcebispo alertou sobre a ameaça de possíveis leis que promovam “um falsamente chamado matrimônio” entre pessoas do mesmo sexo. Também se referiu a alarmante redução da natalidade e a “emigração numerosa de jovens”.

Entretanto, destacou “alguns elementos positivos” a favor da família, como a publicação de artigos jornalísticos e mensagens televisivas que exaltam valores familiares como a “convivência harmoniosa entre os esposos, o trato adequado às crianças e a atenção delicada aos adultos maiores”.