A Conferência Episcopal Venezuelana emitiu ontem uma mensagem por Natal no que alenta a esperança, o diálogo e a reconciliação no país, depois do recente plebiscito de 2 de dezembro que rechaçou a reforma constitucional; em seguida do qual auguram "o início de uma nova etapa de nossa democracia".

Na mensagem intitulada "Natal de Reencontro, Paz e Esperança", os prelados venezuelanos expressam seu desejo de enviar "uma saudação fraterna e uma mensagem de esperança" a todo o país, de uma vez que agradecem "o comportamento pacífico e alegre da cidadania, pela espera paciente e ativa ante o retardo na publicação dos resultados e pelo respeito desses mesmos resultados por parte das autoridades".

Em seguida destacam que os venezuelanos têm "a grande provocação de superar a polarização e o enfrentamento e nos pôr a trabalhar unidos em fazer realidade na Venezuela 'o Estado democrático e social de Direito e Justiça que propugna como valores superiores de seu ordenamento jurídico e de sua atuação, a vida, a liberdade, a justiça, a igualdade, a democracia, a responsabilidade social e em geral, a preeminência dos direitos humanos, a ética e o pluralismo político' (Constituição da República Bolivariana da Venezuela, art. 2)".

Depois de precisar que "este novo contexto político e as já próximas festas natalinas nos convidam a realizar gestos concretos de aproximação, de diálogo e de reconciliação", os bispos reiteram seu pedido ao governo para que este "devolva a liberdade aos civis e militares presos por razões políticas, mediante a concessão de medidas graça ou indultos".

Os prelados também expressam seu total rechaço a "as agressões verbais, físicas e morais como as cometidas contra o Arcebispo de Caracas, o Cardeal Jorge Urosa Savino, o passado sete do presente mês porque atentam contra os direitos fundamentais da pessoa consagrados em nossa constituição" e agradecem "de todo coração ao Santo Padre Bento XVI sua mensagem de proximidade e solidariedade com nosso Cardeal nessa triste circunstância".

Depois de pedir a quão venezuelanos cultivem "nestes Natais a oração pessoal e comunitária", os bispos lhes desejam "um Natal muito feliz, e um ano 2008 de reencontro, de trabalho pela justiça e de renovado empenho pela paz. Por estas intenções oramos a nossa mãe amorosa, a Santíssima Virgem Maria do Coromoto".

Para ler a mensagem completa, acesse: http://www.cev.org.ve/noticias_det.php?id=280