No marco da Audiência Geral celebrada esta manhã, o Papa Bento XVI benzeu o presépio mexicano colocado no Salão Paulo VI para a amostra de arte inaugurada esta manhã no Vaticano.

O presépio, uma obra do artista Agustín Parra, está conformada por onze entalhes feitos à mão e decorados com têmpera sobre lâminas de ouro que representam São José, a Virgem Maria, o Menino Jesus, os três Reis Magos, dois pastores, um anjo, uma vaca e uma ovelha.

O Santo Padre se encontrou com uma delegação mexicana encabeçada pela esposa do presidente Felipe Caldeirão, Margarida Zavala, acompanhada pelo embaixador ante a Santa Sé, Luis Felipe Bravo Mena, e o governador do estado de Jalisco, Emilio González Márquez. Entre os artistas se encontravam o mesmo Parra, além de Jesus Guerrero Santos e Gibrán Peña.

Deste modo se tem exposto uma árvore decorada com mais de 400 peças de cerâmica grafite à mão e alpaca. A parte superior da árvore está coroada por uma grande estrela seguida por uns escudos de prata alemã com a inscrição "Gloria in excelsis Deo" e "México".

Além da amostra de arte se montou também uma exposição fotográfica que apresenta diversas fotos artísticas, entre elas as que retratam crianças mexicanas com costumes típicos da região de Jalisco.

A amostra de arte e a exposição de fotografia são uma iniciativa para comemorar o 15º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Santa Sé e o México.

A composição cenográfica do presépio na Praça de São Pedro, que será inaugurado o próximo 24 de dezembro, será enriquecida com elementos escultural do barroco mexicano.