Na última Audiência Geral deste ano, celebrada hoje no Salão Paulo VI, o Papa Bento XVI assinalou a grave necessidade de que o cristão reafirme com força o mistério da salvação do Natal em meio dos homens que ao negar que a Verdade exista e se manifestou correm o risco de converter-se em seres sem sentido vítimas do vazio do relativismo.

Depois de constatar que o mundo secularizado ignora ou considera conceitos supérfluos para a vida realidades como a Encarnação do Filho de Deus, o Santo Padre denunciou a hodierna "idéia da tolerância e do pluralismo segundo a qual acreditar que a Verdade se haja efetivamente manifestado parece ser inclusive um atentado à tolerância e à liberdade do ser humano".

"Entretanto se elimina a verdade –perguntou o Pontífice–, o homem não se converte em um ser sem sentido? Não obrigamos a nós mesmos e ao mundo a aderir a um vazio relativismo?".

"Que importante é por isso –exclamou–, que reafirmemos com força o mistério de salvação que traz consigo a celebração do Natal de Cristo! Em Belém se manifestou ao mundo a Luz que ilumina nossa vida; revelou-nos a Vida que nos conduz à plenitude de nossa humanidade. Se não se reconhecer que Deus se fez homem, que sentido tem festejar o Natal?"

Por isso, acrescentou o Pontífice "os cristãos têm de proclamar com profunda e sentida convicção a verdade do nascimento de Cristo, para testemunhar frente a todos a certeza de um dom inaudito, que é riqueza não somente para nós, mas sim para todos".

Neste sentido Bento XVI ressaltou que "daqui surge o dever da evangelização, que consiste precisamente em comunicar este ‘eu-angelion’, esta ‘boa nova’. É o que recorda o recente documento da Congregação para a Doutrina da Fé, 'Nota doutrinal a respeito de alguns aspectos da evangelização', que desejo propor a sua reflexão e a seu estudo pessoal e comunitário".

Ao finalizar seu discurso breve, o Santo Padre exortou a pedir a Deus na oração "que a violência seja vencida pela força do amor, as contraposições cedam seu lugar à reconciliação, a vontade de domínio se transforme em desejo de perdão, de justiça e de paz. Que os desejos de bondade e de amor que nos intercambiamos nestes dias cheguem a todos os âmbitos de nossa vida cotidiana".

"Que a mensagem de solidariedade e de acolhida que provém do Natal –concluiu–, contribua a criar uma sensibilidade mais profunda ante as velhas e as novas formas de pobreza, ante o bem comum, no que todos estamos chamados a participar".

Audiências 2007

Com ocasião desta última audiência celebrada pelo Santo Padre no ano em curso, a Prefeitura da Casa Pontifícia fez pública uma nota oferecendo algumas cifras sobre estes tradicionais encontros das quartas-feiras.

A Prefeitura informa que nas 44 Audiências Gerais que celebrou o Papa Bento XVI em 2007 participaram 624.100 pessoas.

Para ler a "Nota doutrinal a respeito de alguns aspectos da evangelização, acesse: http://www.aciprensa.com/Docum/benedictoxvi/documento.php?id=130