"Se a paz for fruto da justiça, é-o ainda mais do perdão, que sela verdadeiramente a reconciliação entre quem estava divididos e lhes permite caminhar juntos", assegurou o Papa Bento XVI a quão jovens a comunidade de Taizé convocou a um encontro em Genebra.

Em uma mensagem que dirige aos jovens que se reunirão em Genebra de 28 de dezembro ao 1 de janeiro de 2008, o Santo Padre destaca que "aceitando o perdão de Deus que nos dá no sacramento da Reconciliação, também vós poderão ser artesãos do perdão entre os irmãos e construir um mundo reconciliado".

"Indo à entrevista com o povo de Deus que lhes acolhe, tanto nos momentos de oração como de encontro, estão convidados a abrir novos caminhos de esperança, lhes afiançando na Palavra de Deus e na intimidade da vida em Cristo", lê-se na mensagem enviada em nome do Papa pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

A mensagem destaca que "só Cristo nos oferece a chave da verdadeira esperança, de uma esperança que supera toda pequena esperança que podemos ter, porque nos guia para o futuro e para a felicidade eterna, por volta da qual caminhamos cada dia, pessoalmente e como Igreja".

Espera-se que neste Encontro Europeu de Genebra organizado pela Comunidade de Taizé com a colaboração das Igreja Católica e comunidades eclesiásticas protestantes, participarão 40 mil jovens da Europa e de outros continentes.