O Arcebispo de Manizales, Dom Fabio Betancur Tirado, insistiu aos fiéis de sua jurisdição a não assistir a celebrações litúrgicas ou Missas organizadas por sacerdotes que por algum motivo se encontrem suspensos em seu ministério.

Em um recente comunicado dado a conhecer pelo jornal La Patria.com, o Prelado afirma que o mesmo deve fazer-se com os presbíteros "que pessoalmente tenham abandonado o ministério", pois assim "abandonaram de fato sua comunhão com a Igreja Católica, Apostólica e Romana, a qual o Arcebispo serve como legítimo sucessor dos Apóstolos, e se apartaram que sua disciplina, e portanto desconheceram as normas eclesiásticas".

O texto, lido em todas as paróquias da Arquidiocese de Manizales, refere-se aos sacerdotes suspensos Bernardo Pino Ocampo e José Hélio López Soto, quem no dia 6 de outubro se "incardinaram" na cismática "igreja guadalupana", cujos "sacerdotes podem estar casados e ter filhos", informa LaPatria.com

Na missiva, o Arcebispo afirma também que entre os sacerdotes mencionados "não todos estão em igualdade de condições, e que a maioria estão observando as normas canônicas desde seu retiro do exercício ministerial".

A Pátria precisa que os presbíteros, além dos dois já mencionados são "Carlos Alberto Muñoz Giraldo, ex-capelão da Universidade de Manizales, acusado de fraude; Juan Manuel González Alzate, Jorge Hernán Rivera, Gabriel García, Néstor Iván Mejía Hincapié e José Ómar Franco".

No dia 2 de dezembro de 2007, na ordenação sacerdotal de 11 diáconos em Manizales, o Arcebispo os exortou em sua homilia a que "com sua palavra e com sua vida ajudem a muitas pessoas a encontrar-se com Cristo. Que triste é quando nosso irmão, logo depois de ter entrelaçado suas mãos com as do bispo, cultiva o cisma, a não comunhão da Igreja". "Que nenhum de vocês será causa de cisma, de desintegração na Igreja Arquidiocesana", acrescentou.