O Bispo Auxiliar de Madri, Dom César Franco, deu a conhecer em relação à grande celebração por "a família cristã" que se realizará na Praça de Colón no próximo 30 de dezembro, Festa da Sagrada Família, "a resposta está sendo muito positiva, e são muitos os que acolheram esta iniciativa com gozo e esperança", tão dentro como fora da capital espanhola.

O Prelado encarregado da organização deste encontro no que se espera a participação de 200 mil pessoas, assinalou ao jornal ABC que foi informado que em Valladolid, por exemplo, "quer pôr um trem inteiro a disposição da gente que quer assistir".

"A família cristã tem um papel insubstituível e transcendental na sociedade espanhola", expressou o bispo ao meio madrileno. Uma sociedade que, "se formos sinceros, vai à deriva em aspectos fundamentais que fazem referência às realidades que se referem à vida, à educação dos filhos, à fidelidade conjugal".

Respeito ao programa do evento, Dom Franco adiantou que começará ao meio dia com uma conexão com o Vaticano para escutar as palavras que o Papa Bento XVI dirigirá aos pressente durante o Ângelus dominical.

Imediatamente depois "levar-se-á a cabo uma celebração da Palavra, sem Eucaristia, com textos referidos à família". Nela, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Rouco Varela, pronunciará uma homilia, a que seguirá a oração dos fiéis, o Pai Nosso e a oração final. Está previsto que a imagem da Virgem de Almudena seja levada em procissão a ombros de jovens e acompanhada pelas famílias enviadas à "Missão Jovem" de Madri.

Conforme informa ABC, previamente, das onze da manhã, levar-se-ão a cabo diversas atividades, entre as que destacam os testemunhos que um matrimônio, um jovem e uns avós darão à multidão congregada na praça madrilena. Ao celebrar o ato em plenas festas natalinas, também se entoarão canções de natal.

O Bispo informou deste modo que se projetará o vídeo que recolhe a homilia de João Paulo II às famílias na Praça de Lima, da que se acabam de fazer 25 anos. Também se prevê a saudação dos cardeais espanhóis, que irão a sua totalidade ao evento, e do Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Dom Ricardo Blázquez.

"Depois, os líderes das diversas realidades eclesiásticas (Kiko Argüello, Chiara Lubich, Julián Carrón e Andrea Riccardi) exporem como vêem a família à luz de Deus, e os diversos aspectos da verdade sobre o matrimônio e a família", apontou.

Finalmente explicou que a presença do Papa no encontro "é uma prova de sua avaliação à família e a todas as iniciativas a favor da mesma", assim como "uma avaliação a Espanha". "Bento XVI sempre esteve com a família e a defendeu que todos os ataques contra ela", concluiu.