A Santa Sé, através do Núncio Apostólico no Brasil, pediu ao Bispo brasileiro Luiz Flavio Cappio, da diocese de Barra, abandonar "quanto antes" a greve de fome que leva 18 dias.

O Prelado se declarou em greve de fome para protestar pelo agora irreversível projeto do governo de desviar o curso do Rio São Francisco, que cruza a região semi-árida do Brasil, para levar água ao nordeste do país, flagelado constantemente por secas.

Recentemente, o Bispo Cappio tinha famoso que a greve de fome a realizaria "até que se cancele definitivamente o projeto… ou até as últimas conseqüências". Entretanto, este fim de semana, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, enviou uma carta a Cappio, Bispo da cidade de Barra, no estado da Bahia, nordeste do Brasil.

Segundo o próprio Dom Cappio, a carta do Núncio foi "amistosa e fraternal, que mostra preocupação com minha saúde e faz força para que interrompa o jejum quanto antes e retorne à diocese".

O Bispo não assinalou, entretanto, se obedecerá ao pedido vaticano, que seguindo o ensinamento católico, considera imoral pôr em risco a própria vida por uma causa de caráter político, onde não se jogam as verdades da fé.

O Rio São Francisco percorre 500 municípios brasileiros onde vivem 12 milhões de pessoas e é a única fonte de água para a região semi-árida do Brasil.

O plano do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é desviar o curso das águas para canais de irrigação para permitir o desenvolvimento na região do nordeste, a mais pobre do Brasil.