O Arcebispo do Monterrey, Cardeal Francisco Robles Ortega, assinalou que a família é "uma instituição que é natural, que é à base da sociedade", e que ante o novo projeto de lei que busca protegê-la, quem se oponha a ela como as minorias homossexuais não podem pretender " suplantar a uma instituição tão importante como é a família".

Conforme informa o jornal El Porvenir, o Cardeal expressou seu apoio à lei de família no Estado de Nuevo León (cuja capital é Monterrey) e insistiu a que "haja diálogo e se escutem todas as opiniões" para que, "com serenidade, com objetividade, escutem-se todas as vozes e prevaleça o que para a imensa maioria, estou seguro que é o que a população em Nuevo León necessita, porque está em jogo a instituição mais importante de uma sociedade".

Ao ser questionado pela oposição a este projeto por parte da minoria homossexual no estado de Nuevo León, o Cardeal Robles disse que "se forem minorias... que as necessidades que eles têm se garantam... por outra parte".

"(Estas minorias) têm o direito de fazer valer sua voz, mas não têm o direito de substituir a uma instituição que é natural, que é à base da sociedade, que se tiverem a necessidade de que seus direitos sejam reconhecidos, bom que o exponham e que se legisle sobre aqueles direitos, mas que não queiram suplantar a uma instituição tão importante como é a família", precisou o Cardeal mexicano.