A Companhia de Jesus na Venezuela condenou as recentes agressões das que foi vítima o Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, e expressou sua solidariedade com o Padre Luis Ugalde, Reitor da Universidade Católica Andrés Bello, uma das principais obra dos jesuítas no país sul-americano.

Em um comunicado ato público em sexta-feira passada, 14 de dezembro, o Superior Provincial da Companhia de Jesus na Venezuela, Pe. Jesús Orbegozo, expressou a solidariedade dos religiosos com toda a Comunidade universitária de dita casa de estudos "em virtude das agressões tanto físicas como verbais recebidas nos últimos meses". Segundo o mesmo texto a Universidade vem sendo "alvo de uma campanha em seu contrário".

Orbegozo destaca o "respaldo e solidariedade com o Reitor de dita Universidade, Pe. Luis Ugalde S.J., membro desta Companhia de Jesus".

"Deste modo condenamos as agressões das que foi vítima Dom Jorge Urosa, Cardeal e Chanceler desta Universidade, e fazemos público nossa reclamação pela segurança de todas as pessoas sem restrições", assinala.

Finalmente exigem "o respeito devido às instituições e pessoas de acordo aos mais elementares princípios de convivência democrática e de afirmação dos direitos humanos" e ratificam o compromisso da Companhia "por promover e apoiar toda iniciativa que conduza à paz e reconciliação dos venezuelanos".