Ao receber a um grupo de bispos japoneses em visita ad limina, o Papa Bento XVI pediu recordar às pessoas que "há mais na vida que o êxito profissional e o ganho material".

"O mundo tem fome da mensagem de esperança do Evangelho. Inclusive nos países altamente desenvolvidos como o seu, muitos estão descobrindo que o êxito econômico e o avanço da tecnologia não são suficientes em si mesmos para satisfazer plenamente coração humano", assegurou o Papa.

Neste sentido, explicou que "através da prática da caridade, na família e na comunidade, podem chegar a esse encontro com Deus em Cristo, que acordada o amor e abre os espíritos a outros. Esta é a grande esperança que no Japão os cristãos podem oferecer a seus compatriotas, não é alheia à cultura japonesa, mas sim a reforça e dá um novo impulso a tudo o que é bom e nobre no patrimônio de sua amada nação".

"O benemérito respeito que os cidadãos de seu país mostram para a Igreja, por sua excelente contribuição na educação, a atenção da saúde e muitas outras áreas, dá-lhe a oportunidade de cercar um diálogo e falar gozosamente de Cristo, a luz que ilumina a todo homem", adicionou.

O Papa também assinalou que "os jovens estão especialmente em perigo de ser enganados pelo encanto da cultura laica moderna. Entretanto, como todas as grandes e pequenas esperanças que, a primeira vista, parecem prometer muito, resulta ser uma falsa esperança, e tragicamente, a desilusão com não pouca freqüência conduz à depressão e o desespero, inclusive ao suicídio".

"Se a energia e entusiasmo juvenil podem dirigir-se para as coisas de Deus, que são os únicos que podem satisfazer suas aspirações mais profundas, mais jovens quererão comprometer sua vidas em Cristo, e alguns reconhecerão o chamado a lhe servir no sacerdócio ou a vida religiosa. Convidem-nos a considerar a possibilidade desta vocação. Nunca tenham medo de fazê-lo. Animem a seus sacerdotes e religiosos também a promover ativamente as vocações", pediu o Pontífice.

Do mesmo modo, indicou que "outras nações também podem aprender do Japão, da sabedoria de sua antiga cultura, e sobre tudo do testemunho de paz que caracterizou a sua posição no cenário político mundial dos últimos sessenta anos".

"A próxima beatificação de 188 japoneses mártires oferece um claro sinal da força e vitalidade do testemunho cristão na história do país. Desde os primeiros dias, os homens e as mulheres japoneses estiveram dispostos a derramar seu sangue por Cristo", recordou.

"Neste tempo de Advento, a Igreja inteira espera com impaciência a celebração do nascimento de nosso Salvador. Reza para que este tempo de preparação seja para vocês e toda a Igreja no Japão uma oportunidade para crescer na fé, a esperança e o amor, para que o Príncipe da paz realmente encontre um lar em seus corações", disse.