A agência SIR informou que a Igreja na Suécia expressou sua oposição a um projeto de lei que se debateria em 2008 para introduzir um "matrimônio sexualmente neutro", aonde o matrimônio e qualquer união de fato, incluindo a de homossexuais, estejam amparadas nas mesmas normas legais.

O Bispo de Estocolmo, Dom. Anders Arborelius, precisa em uma nota que para a Igreja Católica o matrimônio pode ser somente "uma relação entre um homem e uma mulher". "Não podemos aceitar que a coabitação seja benta de maneira litúrgica. isso Teologicamente é inadmissível para nós", acrescenta.

O Prelado assinala em seguida que "o Matrimônio é um dos sete sacramentos da Igreja Católica e deve cumprir com alguns requisitos para ser aprovado. Um deles é que o matrimônio deve ser voluntariamente estabelecido entre ambas as partes e o casal têm que ter consciência de que a união sexual condiciona, por sua mesma natureza, a procriação dos filhos", coisa que não permite as uniões homossexuais.

"Desde 1995 a Suécia reconhece aos casais homossexuais, lhes dando os mesmos direitos do matrimônio. Entretanto, a legislação atual, que entrou em vigor em 1987, define ao matrimônio como a união de um homem e uma mulher. O novo projeto que o governo está desenvolvendo tenta não fazer nenhuma referência ao sexo das pessoas", indica a agência.