"Não há novidades. O importante é que se está levando adiante o trabalho com empenho de ambas as partes. Há uma vontade decidida para alcançar uma solução", afirmou o Núncio na Terra Santa, Dom Antonio Franco, depois da reunião plenária da comissão bilateral da Santa Sé e Israel realizada em Jerusalém entre 12 e 13 de dezembro.

Dom Franco explicou também à agência SIR que "o que está em discussão não é simplesmente um acordo entre o Estado de Israel e a Santa Sé mas sim também tem que ver com a Igreja local aqui. Está-se trabalhando também em nível da Igreja local examinando os problemas que a afligem. Tudo isto toma tempo, estudo e clarificação".

O Prelado indicou em seguida que na plenária já se avançou alguns assuntos e que a próxima reunião se realizará em "maio de 2008 no Vaticano".

"Entre as decisões assumidas no curso dos trabalhos também está a de reativar o grupo de trabalho sobre as propriedades individuais da Igreja, que por distintos motivos lhe foram tomados ou utilizados para outros fins, e se está procurando as retomar", prosseguiu o Arcebispo.

"Este grupo de trabalho –explicou o Núncio– em janeiro de 2007 fez uma relação à Comissão e não se pôde reunir mais. Agora poderá trabalhar de novo para realizar os estudos dos problemas e encontrar uma solução".

Sobre o assunto dos vistos para religiosos, tema que não está de tudo claro na Terra Santa e para que o os católicos têm muitas dificuldades, o Prelado assinalou que "falou-se também disso e se está trabalhando. Asseguraram-nos que se está procurando resolver os problemas".