O Arcebispo de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco, assinalou que "cada cristão pode e deve contribuir a resgatar o autêntico sentido do Natal", já que sem Deus, advertiu, "as festas natalinas podem transformar-se em uma exaltação do consumismo e da superficialidade, que nada ajuda a melhorar a convivência entre as pessoas e os povos, nem a promover a justiça no mundo".

Em sua carta intitulada "A Esperança", o Cardeal destaca que o Papa Bento XVI, em sua nova encíclica Spe Salvi, recorda-nos "até que ponto nosso mundo é devedor da esperança cristã. Em cada homem e mulher há algo mais que um desejo de transcendência ou de superação da morte; existe um desejo do infinito, uma nostalgia de Deus e da bondade".

Por essa razão, diz o Cardeal, "confundir a legítima liberdade religiosa e a necessária laicidade do Estado, com a promoção do ateísmo e do agnosticismo é um grave engano de civilização que pode nos atrasar a etapas nas que a humanidade desconhecia a esperança cristã". Deste modo advertiu dos perigos do "novo laicismo" que busca reinterpretar o Natal, sem Deus.

O Arcebispo afirma em seguida que o Santo Padre define a esperança cristã como "chegar a conhecer deus, ao Deus verdadeiro. Quem vive em ambientes cristãos, resulta-nos natural conceber que, aconteça o que aconteça, somos definitivamente amado; que um grande Amor –Deus– nos espera, e por isso nossa vida é formosa".

"Quem tem fé recebe como dom uma esperança confiável, graças a qual pode confrontar o presente; um presente que, com suas alegrias e dificuldades, vai levando para uma meta segura, e a meta é tão grande que justifica qualquer esforço do caminho", assegura o Cardeal.

Com esta certeza, continua, "resulta imprescindível aproveitar estes dias de Advento para dar testemunho humilde e valente de onde se encontra a verdadeira esperança. O encontro com o Deus que nos mostrou seu rosto em Cristo, transforma nossa vida, resgata-nos do temor de um futuro obscuro e incerto. A alegria cristã anuncia esta esperança que não defrauda em múltiplos sinais natalinos".

"O que fundamenta o verdadeiro sentido do Natal é o encontro com o Deus vivo, cujo espírito é capaz de transformar de dentro a vida do mundo. Preparemos o Natal com a oração em família, com sinais de caridade para os mais necessitados e com a abertura de coração para todos", afirma o Cardeal García-Gasco.

Para ler a carta completa, em espanhol, acesse: http://www.archivalencia.org/contenido.php?pad=79&modulo=39&id_autor=2