O Arcebispo da Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, pediu criar um ambiente de tranqüilidade para assim obter um consenso entre bolivianos, porque do contrário vai se seguir "alimentando a fome da guerra".

Depois de retornar de sua viagem pelos Estados Unidos e Europa, o Cardeal assinalou que "o que necessita o país e o que necessitamos todos é claridade no que se propõe, no que se faz, na perspectiva que quer oferecer para o país tanto de um lado e do outro".

Nesse sentido, explicou que "a claridade significa que terá que criar tranqüilidade, porque se não haver tranqüilidade os conceitos mais claros se desbaratam e não há maneira de nos reencontrar como irmãos e se não haver tranqüilidade vamos seguir alimentando a fome de guerra".

Estas declarações as deu logo que líderes da Santa Cruz aprovassem um estatuto autonômico em resposta à Constituição apresentada pelo Presidente Evo Morales e aprovada maratonicamente pela Assembléia Constituinte, dominada pelo oficialismo.

O Arcebispo disse que é necessário deixar de lado os discursos duplos para "trabalhar entre todos os bolivianos".

"Não à guerra, não a transladar os conflitos de um estado para outro, não se faz a paz levando as armas de um estado para outro, não aos intercâmbios de insultos, nossa tarefa é chegar a nos encontrar", expressou.