O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic, apresentou a Carta Pastoral dedicada aos homens e mulheres do campo chileno intitulada "Discípulos missionários de Jesus Cristo para um tempo novo", no que se precatória a "cuidar a qualidade e dignidade da vida do homem do campo, suas culturas e seus valores, suas formas de relacionar-se e organizar-se".

"Ante as mudanças que vivemos, o mundo rural tem que ser considerado de uma nova maneira, e isso exige uma responsabilidade de todos: dos mesmos camponeses, das autoridades, dos profissionais e dos empresários. O campo necessita hoje um novo tratamento. Porque uma sociedade sã é aquela capaz de acolher e cuidar o mundo rural como um dom de Deus", assinalou o Prelado ao comentar o documento.

Nesse sentido, o Presidente da CECH disse que "temos aqui novos desafios que assumir, novos problemas por solucionar, e novas oportunidades por aproveitar".

A carta foi aprovada na última Assembléia Plenária dos bispos e foi fruto de um diálogo extenso com camponeses e especialistas. Na apresentação do documento também esteve presente o Presidente do Instituto Nacional de Pastoral Rural (INPRU), Dom Enrique Troncoso.