A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) solicitou novamente ao Presidente Hugo Chávez "a concessão de medidas de graça ou indultos aos civis e militares condenados ou imputados por razões políticas", assim como os requerimentos legais para que o bacharel Nixon Moreno possa sair da Nunciatura Apostólica e continuar sua vida normalmente.

Em um comunicado intitulado "Reconciliação e Perdão para a Paz" datado em 12 de dezembro, a Comissão de Justiça e Paz da CEV destacou que "o tempo do Advento no que o profeta Isaías nos convida a converter as lanças em arados, tem uma concreção em nossa pátria no gesto de devolver a liberdade a quem estão presos por razões políticas".

"Como nos recordou muitas vezes João Paulo II, não há futuro sem perdão. portanto, solicitamos novamente ao Sr. Presidente da República, Hugo Rafael Chávez Frias, 'a concessão de medidas de graça ou indultos aos civis e militares condenados ou imputados por razões políticas', seguindo o espírito de sua experiência pessoal quando foi indultado no ano 1994", prosseguiram os prelados.

Os bispos destacam em seguida que "esta petição não tem outro motivo mas sim, a exigência da fé, da busca permanente da reconciliação e a paz, o velar pela integridade pessoal e familiar destas pessoas que hoje se encontram em distintos centros de reclusão, alguns dos quais já cumpriram o prescrito pela lei, e ainda se encontram privados de liberdade".

Os prelados também demandaram "seja-lhe outorgado o requerimento legal necessário ao Bacharel Nixon Moreno, quem há já meses se encontra na Nunciatura Apostólica, para que retorne à normalidade de sua vida familiar e social".

O Governo acusou a Moreno de protestar contra ele e cometer atos delitivos. Ao não ter as garantias necessárias para sua segurança, foi acolhido pela Nunciatura Apostólica na Venezuela. O Arcebispo de Mérida, Dom Baltasar Porras, disse em junho deste ano que seu caso foi um "grande show que se montou ao estudante, que agora tem que estar sob o refúgio e proteção da Igreja para defender sua vida".

Depois de recordar no comunicado que o tempo de Natal "é um tempo propício para viver a unidade no amor familiar", os bispos convidam "a todas as Igrejas irmãs, às distintas denominações religiosas e às instituições sociais de diversas áreas, a que nos acompanhem nesta petição justa e necessária no caminho de um país reconciliado".

Para ler o texto na íntegra, em espanhol, pode acessá-lo em: http://www.cev.org.ve/noticias_det.php?id=279