Com uma Missa solene presidida pelo Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera,  na quarta-feira deu início ao Simpósio Internacional Teológico-Pastoral sobre a Eucaristia,  que antecede ao Congresso Eucarístico Internacional que tem como sede a cidade de Guadalajara, no México.

Durante a Missa, concelebrada pelo Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, Arcebispo de Guadalajara; o Legado Pontifício, Cardeal Josef Tomko e o Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Cardeal Javier Lozano Barragán;  o Cardeal Rivera Carrera mencionou que o Congresso Eucarístico será um espaço propício para refletir sobre a Eucaristia como alimento espiritual, neste mundo pós-moderno, “sedento de verdade, de justiça, de amor e paz”.

Da cerimônia, celebrada em vários idiomas, participaram 800 pessoas que assistem estes dias ao evento teológico.

O Simpósio, cujo tema é a encíclica papal Ecclesia de Eucharistia, abordou ontem o tema do sentido da fé na Eucaristia nos cinco continentes”;  o diálogo esteve a cargo dos Cardeais Peter Kodwo Appiah Turkson, Arcebispo de Cape Coast, Ghana (África); Bernard Law, Arcipreste da Basílica da Santa Maria  Maior, EUA (América); Carlos Amigo Vallejo, O.F.M., Arcebispo de Sevilha, Espanha (Europa) e Georges Pell, Arcebispo de Sydney, Austrália (Oceania); e o Arcebispo Carmelo D.F. Morelos, de Zamboanga, Filipinas (Ásia). Também houve um panorama geral sobre a encíclica “Ecclesia de Eucharistia”.

O programa da quinta-feira está dedicado aos temas: “A Eucaristia, mistério da Fé”; “A apostolicidade da Eucaristia e da Igreja” e  “Eucaristia e comunhão eclesiástica”.

Na sexta-feira os temas serão: “Decoro da Celebração Eucarística” e “Na escola de Maria, mulher Eucarística”. Cada jornada será aberta com uma celebração eucarística.