O Papa Bento XVI enviou uma breve carta ao Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, em que expressa sua "proximidade e solidariedade nesta lamentável circunstância", depois do ataque que sofresse o Cardeal no dia 7 de dezembro por parte de simpatizantes chavistas.

Na carta dada a conhecer hoje através do site da Conferência Episcopal Venezuelana e datada em 9 de dezembro de 2007, o Santo Padre afirma que "tendo conhecido com preocupação a notícia da agressão sofrida por sua Eminência por parte de um grupo violento no dia 7, apresso-me a lhe manifestar minha sincera proximidade e solidariedade nesta lamentável circunstância, de uma vez que lhe asseguro uma especial lembrança na oração, que o sustente e alente no fiel cumprimento de sua missão Pastoral".

"Como sinal de consolo e estima, o envio cordialmente a Bênção Apostólica, que estendo aos pastores e fiéis dessa querida Nação", finaliza o Papa sua breve missiva.

na sexta-feira, 7 de dezembro, um grupo de aproximadamente 15 pessoas simpatizantes do regime chavista agrediram ao Cardeal Urosa. "Quando saía do Palácio, em meu carro com meu chofer, fui violentamente agredido verbal e fisicamente, embora não tenha recebido golpes, pois estes e as chutes batiam no carro", explicou o Cardeal em uma carta dirigida a seus irmãos no Episcopado na Venezuela.