O Governo alemão considera que o credo da denominada Igreja da Cienciología é "incompatível com a Carta Magna" do país e algumas autoridades nacionais a acusaram que ser uma "psicoseita" pós a "repressão absoluta do indivíduo".

Segundo um artigo publicado no jornal espanhol La Razón, "a Cienciología nem sequer figuraria entre as 35 crenças mais praticadas na Alemanha. Seus 12 000 paroquianos a situam por debaixo de opções tão minoritárias como a Comunidade Religiosa Independente Africana ou a Igreja Grego-ortodoxa da Antioquia. Entretanto, há mais de uma década, a doutrina criada em 1953 pelo escritor americano L. Rum Hubbard constitui uma polêmica série que serpenteia pelo panorama político alemão. O último episódio desta novelesca confrontação, arejado este fim de semana, renovou o vigor da questão sobre a que se constrói seu argumento central: é a cienciología contrária à democracia?"

"A cúpula celebrada em sexta-feira passada entre o ministro do Interior Federal, Wolfgang Schäuble, e seus 16 colegas regionais –um a cada Land– concluiu com uma petição de informação ao Escritório de Proteção da Constituição (BfV) para solicitar argumentos judiciais que sustentassem uma futura petição de ilegalização", informou o jornal.

Em declarações à imprensa, Erhart Körting, delegado berlinense na conferência, assinalou que "a Cienciología é incompatível com a Carta Magna" e de acordo a La Razón, "a solicitude de uma maior vigilância responde à insuficiência das provas que avalizam, a dia de hoje, uma proibição que de ser invocada nasceria com o risco de ser rebatida nos tribunais".

O promotor da iniciativa, Udo Nagel –responsável por Interior em Hamburgo– acusou a Cienciología, que conta entre seus adeptos a atores de Hollywood como Tom Cruise ou John Travolta, de constituir uma "psicoseita" em pós a "repressão absoluta do indivíduo".

Na atualidade a Cienciología não goza na Alemanha do status de religião, mas sim o de mera organização. Entretanto, em países como a Espanha é reconhecida como igreja oficial.

La Razón advertiu que desde novembro passado, "a Cienciología goza do status de ‘igreja’, graças à aprovação por parte da Audiência Nacional de uma sentença que lhe outorgou o direito a ser inscrita no Registro de Associações Religiosas do Ministério de Justiça".