O Presidente da Comissão Episcopal de Migrações, Dom José Sánchez González, expressou a disposição da Igreja na Espanha para acolher a mais menores imigrantes não acompanhados, em resposta à consulta que lhe fizesse o Executivo sobre sua disponibilidade e capacidade.

Estas declarações as deu logo depois da apresentação do documento da Conferência Episcopal Espanhola "A Igreja na Espanha e os imigrantes", no que dá pautas, especialmente às paróquias, para integrar ao imigrante e apoiá-lo, independentemente de sua origem ou religião.

"Os imigrantes ao primeiro lugar que acodem é a um edifício com uma torre com sino", assinalou o Prelado. Indicou que isto demonstra o prestígio e a confiança destas pessoas na Igreja.

Dom Sánchez indicou que o documento também é um chamado à sociedade para que tome consciência da importância do trabalho dos imigrantes e sua contribuição à sociedade espanhola.

Do mesmo modo, o texto pede aos governos regular os fluxos migratórios e combater os abusos dos que são vítimas estas pessoas; também precatória aos meios de comunicação a evitar os prejuízos para os imigrantes.

O íntegra pode encontrar-se em http://www.conferenciaepiscopal.es/documentos/Conferencia/IglesiaInmigrantes.pdf