Uma equipe de pesquisadores do Whitehead Institute of Biomedical Research em Cambridge, Massachusetts (Estados Unidos) confirmou há alguns dias uma técnica para gerar células estaminais, logo depois de obter resultados positivos na pesquisa com pele de ratos, com a qual se evita a destruição de embriões humanos nestes estudos.

Conforme afirmou à agência Reuters, o Dr. Jacob Hanna, membro da equipe do mencionado instituto, considera que "esta é uma primeira avaliação destas células por terapia", ao tratar a anemia nos ratos. "estivemos trabalhando durante anos para gerar estratégias e ter células estaminais", acrescentou.

A nova técnica, desenvolvida por investigadores dos Estados Unidos e Japão, reprograma as células da pele e as faz comportarem-se como células estaminais embrionárias. Quatro genes, o que os estudiosos chamam "o fator mágico de quatro" são inseridos nas células estaminais para gerar a mudança. Estas novas células são chamadas então células estaminais pluripotentes induzidas (iPS-em inglês).

Entretanto, ainda ficam alguns assuntos por resolver como que estes genes se geram usando retrovírus.