O jornal El Nuevo Herald de Miami informou que as autoridades cubanas se desculparam ante a Arquidiocese de Santiago de Cuba pelo violento incidente ocorrido nos prédios da igreja da Santa Teresinha de Jesus, onde há uma semana 200 agentes policiais e partidários governamentais arremeteram contra uma vintena de dissidentes.

O pároco da Santa Teresinha, José Conrado Rodríguez, declarou estar surpreso pela desculpa e a atitude respeitosa das autoridades, e manifestou sua confiança em que o gesto tenha a repercussão pública que o problema merece.

"Este foi um problema muito sério que ainda não se resolveu completamente, porque a Segurança do Estado continuou vigiando a igreja e seguindo os passos dos fiéis", lamentou o sacerdote.

"Aqui o problema é que ninguém que tenha uma barra no ombro ou um cargo governamental se sinta com o direito de esmagar outro cubano (…) E não vamos ficar calados, porque denunciar é a única forma que temos de deter os excessos ante um povo que está doente de medo até os ossos", indicou.