Uma delegação da associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) viajou a Terra Santa, logo que o Papa Bento XVI os exortou recentemente a "intensificar a solidariedade com os cristãos da terra de Jesus", onde visitaram lugares como Belém, Palestina e Jerusalém.

A comitiva do AIN, que há 60 anos "apóia aos cristãos ameaçados e perseguidos e, há décadas também aos da Terra Santa", realizou a viagem encabeçada por seu Presidente, Hans-Peter Röthlin, e seu capelão, Pe. Joaquín Alliende, entre em 30 de novembro e em 8 de dezembro de 2007.

Em sua passagem por Belém "a delegação rezou na caverna da Basílica da Natividade" e o primeiro domingo de Advento participaram da Eucaristia celebrada pelo "Arcebispo ajudante do Patriarcado Latino, Dom Fouad Twal" em Beit-Jala (subúrbios de Belém).

Além disso mantiveram "intensas conversações com o Bispo latino Giacinto Marcuzzo e o Arcebispo grego-católico (melquita) da Galiléia, Dom Elías Chacour".

"O grupo pôde presenciar uma Igreja viva que defende com valor e fidelidade seu rico legado" indicaram. "Nos cristãos de Terra Santa há sobrevivido de forma evidente à tradição imediata da pessoa e a mensagem de Jesus até o dia de hoje", comentou-lhes Dom Chacour.

Do mesmo modo, assinalaram que puderam constatar que "na cidade natal de Jesus há cada vez menos cristãos" pois "freqüentemente, nem eles nem seus filhos têm ali um futuro" por isso "a seus habitantes não ficou mais remedeio que emigrar". Assim, em Belém viram como "muitas casas de cristãos estabelecidos nelas há gerações estão hoje vazias e abandonadas", demarcaram.

Ao final da viagem o Presidente do AIN exortou à delegação a reagir pois "da oração e a ação, nossa associação fará todo o possível para que os cristãos de Terra Santa saibam que a Igreja Universal não os abandona a sua sorte".