O Bispo de Caacupé, Dom Claudio Giménez, sem fazer alusão explícita ao candidato à presidência, Dom Fernando Lugo, ratificou que os bispos, "fiéis à doutrina da Igreja Católica, não nos identificamos com nenhum partido político nem propiciamos nenhuma candidatura".

Durante a festividade de Nossa Senhora de Caacupé, o Prelado afirmou que os bispos "mantêm a absoluta neutralidade por nossa condição de pastores ao serviço da unidade, da fé, dos fiéis".

"Há quem opina que a Igreja tem um papel preponderante em nosso país e goza da confiança de nosso povo, mas que estaria faltando maior expressividade no sentido de diretivas concretas e critérios unificados de parte de nós", indicou.

Nesse sentido, sem mencionar ao Dom Lugo, atual candidato à presidência pelo Partido Liberal Radical Autêntico, Dom Giménez disse que "existe confusão pela decisão tomada por alguns de seus membros (da Igreja) no campo político, fora de sua função própria específica".

A princípios de ano, a Santa Sé suspendeu "a divinis" ao Dom Lugo logo depois de que este anunciasse sua decisão de postular à presidência do Paraguai no ano 2008. Através de um decreto, a Congregação para os Bispos assinalou que o agora candidato "permanece no estado clerical e continua estando obrigado aos deveres a ele inerentes, embora suspenso no ministério sagrado".