O Arcebispo de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco, assegurou que as ideologias que foram se sucedendo, em especial as do século XX, "tratam de construir uma sociedade perfeita rechaçando radicalmente a Deus" e "estão convencidas de que o caminho do futuro passa por expulsar a Deus da cidade humana".

"Esta loucura só produz novos atentados contra a humanidade, especialmente contra as pessoas mais indefesas: genocídios, terrorismo, armas nucleares, torturas, eliminação dos não nascidos, manipulação genética, etc.", assinalou o Cardeal em uma Missa pela solenidade da Imaculada Conceição.

"Quando o progresso humano aspira a expulsar a Deus, acaba sendo ‘progressode alguns poucos para oprimir a muitos. É uma fraude", asseverou.

Depois de afirmar que "o homem necessita a Deus, do contrário fica sem esperança", o Cardeal García-Gasco indicou que "a ciência pode contribuir muito à humanização do mundo e da humanidade" mas "necessita a amizade com Deus para seguir dando um sentido humano ao progresso".

Mas a ciência também "pode destruir ao homem e ao mundo se não estar orientada por forças externas a ela. Não é a ciência a que redime ao homem. O homem é redimido pelo amor", demarcou.

Do mesmo modo, o Cardeal alentou aos paroquianos a "dar o testemunho valente e humilde do amor de Deus que gera a esperança da vida plena e feliz" e invocou à Virgem Maria para que dê "a valentia para dizer não aos enganos do poder, do dinheiro e do prazer; à corrupção e à hipocrisia, ao egoísmo e à violência".

A festa da Imaculada "ajuda-nos a descobrir o engano e a malícia de quem trata de introduzir na humanidade a desconfiança para a amizade com Deus" e "fomentam a falsa pretensão de conhecer o mundo prescindindo de Deus", adicionou.