"A violência durante o fim de semana contra jovens missionários em Arvada e contra membros da New Life Church no Colorado Springs teria tocado o nosso coração em qualquer época do ano, mas é especialmente amarga a notícia durante este tempo de preparação para o Natal, o aniversário do Príncipe da Paz", disse o Arcebispo de Denver, Dom Charles Chapul, em uma declaração sobre os ataques a dois templos cristãos não católicos aonde um desconhecido assassinou a cinco pessoas o dia de ontem.

"Junto com toda a comunidade católica Colorado, rezo a Deus para que cure aos que estão sofrendo por causa destes terríveis eventos e sustente a esperança e a fé da pessoas da New Life Church (Igreja da Nova Vida). Para quem luta contra esta pena, que Deus penetre e redima inclusive nesta tragédia com a paz do Natal e a promessa de Cristo da vida eterna", acrescentou o Arcebispo.

Ao meio-dia do domingo, um desconhecido homem barbado, cuja identidade ainda não foi revelada, com um casaco escuro e óculos foi quem entrou e disparou a queima-roupa no templo de Arvada e no estacionamento da New Life Church, matando cinco pessoas e deixando feridas outras seis no total. Agora o caso está nas mãos da polícia local.

Ao repelir o fogo, um dos guardas de segurança do segundo templo disparou, acabando com sua vida.