Ao comentar a Encíclica Spe Salvi do Papa Bento XVI, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, advertiu que "essa espécie de credo de que o progresso material é o ídolo do mundo contemporâneo, é a maior ameaça que possamos ter".

Em seu programa radial Diálogo de Fé do último sábado, o Primaz da Igreja no Peru assinalou que em sua última encíclica o Santo Padre advertiu que hoje no mundo nos querem vender uma "esperança com armadilha", nos dando coisas materiais para "nos fazer felizes".

"Essa espécie de credo de que o progresso material é o ídolo do mundo contemporâneo, é a maior ameaça que possamos ter. E frente a esta situação, o Santo Padre há dito que para que o progresso seja realmente bom necessita que a humanidade cresça em bondade interior", apontou.

Imaculada Conceição

Por outro lado, com ocasião da solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o Cardeal pediu lhe dar à Virgem Maria "em todos os lares um trato carinhoso e terno, para que seja a que guie e acompanhe a todas as mães e mulheres, e reluza como nela, a pureza".

"Enquanto que todos outros vêm com o pecado original, que herdamos da desobediência do Adão e Eva, na Virgem Maria isso não existe porque tudo nela é bondade, perfeição e presente de Deus", disse o Cardeal.