O Papa Bento XVI realizou esta tarde o tradicional ato de veneração da Virgem Maria na solenidade de sua Imaculada Conceição, e assinalou ante a coluna da Imaculada e centenas de paroquianos reunidos na Praça da Espanha que "sem Deus, ou contra Ele", nenhum homem poderá transitar no caminho do amor.

Trata-se, disse o Santo Padre, de "um gesto de fé e de devoção que nossa comunidade cristã repete ano após ano, destacando o próprio compromisso de fidelidade para aquela que, em todas as circunstâncias da vida cotidiana, assegura-nos sua ajuda e sua maternal proteção".

Mais adiante assinalou que "esta manifestação religiosa é ao mesmo tempo uma ocasião para oferecer a quantos vivem em Roma ou transcorrem alguns dias nela como peregrinos ou turistas, a oportunidade de sentir-se, inclusive na diversidade de culturas, uma única família que se reúne ao redor de uma Mãe que compartilhou as fadigas cotidianas de toda mulher e mãe de família".

"Uma Mãe, entretanto, do todo singular, escolhida por Deus para uma missão única e misteriosa, a de gerar na vida terrena o Verbo eterno do Pai, vindo ao mundo para a salvação de todos os homens", acrescentou.

"Esta nossa Mãe celestial –prosseguiu- convida-nos a fugir do mal e a fazer o bem seguindo a lei divina inscrita no coração humano, de cada cristão. Ela, que conservou a esperança no momento da prova suprema, convida a não perder o ânimo quando o sofrimento e a morte batem na porta de nossa casa".

O Papa disse que "a Virgem Imaculada nos exorta a ser irmãos os uns dos outros, todos unidos no empenho de construir juntos um mundo mais justo, mais solidário e pacífico".

"Sem Ele, ou contra Ele, nenhum homem poderá transitar o caminho que conduz ao amor, não poderá a não ser render-se ao poder do ódio e da violência, não poderá construir uma paz estável", advertiu.

Nesta vida, que é um caminho que freqüentemente se torna obscuro, duro e fatigante, Maria, recordou Bento XVI, é "a estrela da esperança".