Hoje, solenidade da Imaculada Conceição de Maria, inicia-se um Ano Jubilar pelo 150° aniversário das aparições da Virgem Maria a Santa Bernadette Soubirous na gruta de Massabielle. Ao meio-dia, durante a oração do Ângelus no Vaticano, o Papa Bento XVI empreendeu uma "peregrinação ideal" a Lourdes.

"A Ela voltamos com fé nossa oração, enquanto que vamos idealmente a peregrinação a Lourdes onde precisamente hoje começou um ano jubilar especial por ocasião do 150° aniversário de suas aparições na gruta de Massabielle", disse o Santo Padre ao meio-dia da sacada de seu estúdio no Palácio Apostólico do Vaticano.

Ante numerosos paroquianos que se reuniram na Praça de São Pedro, o Pontífice pediu que "Maria Imaculada, estrela do mar, brilhe sobre nós e guie nosso caminho".

Em novembro passado, durante a apresentação no Vaticano do programa das celebrações pelo aniversário, o Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Jacques Perrier, assegurou a presença, embora sem definir a data, do Papa Bento XVI no santuário Mariano localizado em sua diocese.