Na solenidade de Maria Imaculada, o Papa Bento XVI assinalou à Virgem Maria como autêntico modelo de felicidade e santidade para os jovens de nosso tempo que, "fáceis vítimas da corrupção do amor" e do "beco sem saída do consumismo", "correm o risco de perder a esperança porque parecem órfãos do verdadeiro amor".

Ao olhar a Maria "reconhecemos a grandeza e a beleza do projeto de Deus para todo ser humano: chegar a ser Santos e imaculados no amor, a imagem de nosso Criador", disse o Santo Padre ao meio-dia durante o Ângelus que presidiu desde seu estudo no Palácio Apostólico do Vaticano.

"Que grande dom é ter por Mãe a Maria Imaculada! Uma Mãe esplendorosa de beleza, transparente ao amor de Deus. Penso nos jovens de hoje, que crescem em um ambiente saturado de mensagens que propõem falsos modelos de felicidade", assinalou ante milhares de peregrinos presentes na Praça de São Pedro.

"Estes moços e moças correm o risco de perder a esperança porque parecem órfãos do verdadeiro amor que cheia de significado e de alegria a vida, prosseguiu o Pontífice recordando que este era um "tema querido por meu venerado predecessor João Paulo II, que tantas vezes propôs à juventude de nosso tempo a Maria como ‘Mãe do amor formoso’".

O Papa constatou que "não poucas experiências nos dizem infelizmente que os adolescentes, os jovens e inclusive as crianças, são fáceis vítimas da corrupção do amor, enganados pelos adultos sem escrúpulos que mentindo a si mesmos e a eles, atraem-nos para o beco sem saída do consumismo", lamentando deste modo que "a realidade mais sagrada, como o corpo humano, templo do Deus do amor e da vida, converte-se em objeto de consumo; e isto sempre mais cedo, já na pré-adolescência".

"Que tristeza quando os moços perdem o assombro, o encanto dos sentimentos mais belos, o valor do respeito do corpo, manifestação da pessoa e de seu insondável mistério!", exclamou.

"Tudo isto recorda a Maria, a Imaculada, que contemplamos em toda sua beleza e santidade. Da cruz Jesus a confiou a João e a todos os discípulos e após se converteu em Mãe para toda a humanidade, Mãe da esperança", assinalou.

Bento XVI se dirigirá na tarde à Praça da Espanha, diante da Embaixada deste país ante a Santa Sé, para presidir o tradicional ato Mariano ante a imagem da Imaculada.