O Bispo de San Cristóbal, Dom Mario Moronta, chamou os católicos a trabalhar pela reconciliação da Venezuela, especialmente nos momentos atuais, assumindo uma atitude permanente de abertura de mente e de coração; e indicou que o Advento e a proximidade do Natal são momentos propícios para fazê-la realidade.

"Hoje falamos e ouvimos falar de reconciliação. Esta não é uma realidade que se decreta e se cumpre. É uma atitude permanente que supõe uma abertura de mente e de coração para poder fazê-la real", expressou o Prelado em sua mensagem pelo Advento.

Advertiu que de nada valeria fazer presépios e adornar nossas casas, ou enviar saudações "se os católicos e, portanto, a Igreja não se convertem em uma nova gruta de Presépio onde volte a sentir a presença do Deus-conosco que veio salvar o mundo e não para condenar à humanidade".

"Este advento -assinalou o Bispo-, ante a particular situação que vive nossa pátria, deve ser um tempo no que a Igreja demonstre que é servidora de todos exercendo o ministério da reconciliação".

Nesse sentido, recordou que os católicos estão chamados a tender "pontes para o encontro, para conseguir a sintonia e o diálogo" e reconciliar ao país.