O Bispo de León, Dom. José Guadalupe Martín Rábago, fez um chamado a educadores, pais de família e agentes de pastoral para que dêem uma maior atenção aos jovens, porque apesar de suas dificuldades são “o futuro da Igreja e da humanidade”.

“Acredito que temos que fortalecer a pastoral do juvenil, que possivelmente em algumas paróquias não foi devidamente atendido. Às vezes pode ser chato para os jovens, porque seu estilo está acostumado a ser informal e porque não têm cumprimento do que prometem. Mas vale a pena nos empenhar nesse trabalho”, indicou o Bispo.

Do mesmo modo, insistiu em prestar “uma atenção especial para os jovens, que muitas vezes vivem situações de verdadeiro dramatismo. Como o que vemos quando se afundam na dependência de drogas, infelizmente a prostituição, em uma experiência de uma sexualidade irresponsável”.

Os jovens, advertiu, enfrentam muitos desafios e “às vezes não têm com quem confrontar-se, com quem ir para procurar que lhes dê um apoio  nessas situações difíceis pelas que atravessam freqüentemente”.

“Os jovens são sensíveis quando sabemos descobrir o que são verdadeiramente seus valores, sobre tudo quando lhes falamos com a linguagem não somente abstrata, mas sim com a linguagem dos sinais. Concretamente com a linguagem da Eucaristia, que é um momento muito intenso de fé. Tudo isto é para mim muito representativo e muito esperançador poder ver jovens cheios de entusiasmo”, indicou.