O Papa Bento XVI nomeou Observador Permanente da Santa Sé ante a Organização Mundial do Turismo ao Arcebispo Manuel Monteiro de Castro, até o momento Núncio Apostólico de Sua Santidade na Espanha.

Assim o deu a conhecer hoje o Escritório de Informação da Santa Sé através de um comunicado.

Dom Monteiro de Castro nasceu em 29 de março de 1938 na localidade de Santa Eufemia de Prazins, Guimarães, Portugal. Foi ordenado presbítero para a diocese de Braga em 9 de julho de 1961.

Em 1985 foi nomeado Arcebispo titular de Beneventum e Pró-Núncio em Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Grenada, Jamaica, Santa Luzia e Trindade e Tobago, nas Antilhas. Em 25 de abril de 1987 foi eleito Pró-Núncio em Antiga e Barbuda, também em Antilhas.

Em 21 de agosto de 1990 foi nomeado Núncio Apostólico em El Salvador e em Honduras. Em 2 de fevereiro de 1998 foi designado Núncio Apostólico na África do Sul, Nambia e Suazilândia. Ao mês seguinte recebeu o encargo da nunciatura em Lesotho.

O Arcebispo se desempenhava como Núncio Apostólico de Sua Santidade na Espanha e em Andorra desde 1º de março de 2000. Sua substituição neste serviço diplomático ainda não foi designado.