A Igreja em Cuba se mobilizou para atender a milhares de danificados pela tormenta Noel, que faz um mês açoitou a região oriental da ilha, repartindo mantimentos e roupa doada pelos paroquianos.

Conforme 'Encuentro en la Red', a revista Palavra Nova informou que "milhares de volumes, sacos, bolsas e caixas com a ajuda recolhimento em todas as igrejas e capelas da Arquidiocese (de Havana), em resposta à carta enviada pelo Cardeal Jaime Ortega (…) a todos os fiéis em que pedia a ajuda solidária para os afetados pela tormenta". A Diocese de Pinar del Rio, que habitualmente é golpeada por estes fenômenos, somou-se à ajuda solidária.

Por sua parte, o Bispado de Bayamo- Manzanillo informou que voluntários e membros das comunidades cristãs estão colaborando na atenção de 410 famílias em localize da província de Granma.

Indicou-se que se realizou um censo para identificar às famílias com maiores necessidades. "Os critérios de inclusão para o apoio se centram em famílias com crianças pequenas, anciões, portadores de necessidades especiais físicas e mentais, doentes crônicos e acamados. Nos registros lhes recenseie se constata a extraordinária precariedade das moradias visitadas", assinalou.