O Arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago, recordou aos paroquianos que o Natal celebra o nascimento de Jesus, por isso lhes pediu não cair no consumismo que se alenta nestes dias, mas sim mas bem viver como é devido o Advento para estar cheios de alegria e esperança.

Em sua mensagem de Advento, o Prelado também criticou a quem aproveita esta data "para difundir alguma notícia, novela ou filme com a finalidade de despertar dúvidas no relativo às verdades de nossa fé que celebramos nestas festividades".

Do mesmo modo, advertiu que aqueles que negam a Deus com palavras ou atos, quão único obtêm "é inundar-se em sua soberba e egoísmo destruindo-se a si mesmo, vivendo indiferente ante as necessidades de outros, se não ser que descarregando sobre eles seu ódio e seu rancor, chegando a ser aquilo verdade de que ‘homo homini lupus’ o homem é um lobo para o homem".

Por isso, alentou aos paroquianos a recorrer constantemente à oração para evitar que o coração do homem se perverta ou fique cego por seu egoísmo, porque contraditoriamente, enquanto por um lado se proclama a dignidade da pessoa, "ao mesmo tempo atenta contra sua vida que é o primeiro de seus direitos inalienáveis".

Nesse sentido, exortou à comunidade inteira a pronunciar-se, "sempre e publicamente, a favor da vida, e não se faça cúmplice com seu silêncio, sem protestar e sem opor-se rotundamente por meios legítimos, quando se pretender legislar contra ela", com projetos que querem impor o aborto ou a eutanásia.

Advento, reafirmou, é esforçarem-se juntos para que a fraternidade, a justiça, a solidariedade, o amor e a paz, não sejam palavras bonitas, mas sim realidades para as famílias.