O Papa Bento XVI ressaltou hoje ante os membros da Comissão Internacional de Diálogo do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Aliança Mundial Batista que é necessário "confrontar juntos" tema que no passado foram "erroneamente interpretados" como o da relação entre Escritura e Tradição, os sacramentos e o primado na Igreja.

Ante os membros da Comissão, que participam de um encontro em Roma sobre "A Palavra de Deus na vida da Igreja: Escritura, Tradição e Koinonía", o Santo Padre assinalou que este tema "oferece um prometedor contexto para examinar as questões que foram erroneamente interpretadas no passado, como a relação entre Escritura e Tradição, a compreensão do Batismo e os sacramentos, o lugar de Maria na comunhão da Igreja, e a natureza do primado na estrutura ministerial da Igreja".

"Para obter nossa esperança na reconciliação e uma maior fraternidade entre os Batistas e Católicos terá que confrontar juntos tema como estes, em um espírito de abertura, respeito recíproco e fidelidade à verdade liberadora e ao poder salvador do Evangelho de Jesus Cristo".

Bento XVI destacou que "hoje o mundo necessita mais que nunca nosso testemunho comum de Cristo e da esperança trazida pelo Evangelho. A obediência à vontade do Senhor estimula constantemente a alcançar aquela unidade tão emotivamente expressa em sua oração sacerdotal: ‘Que todos sejam um... para que o mundo acredite".

A falta de unidade entre os cristãos, terminou citando o decreto sobre o ecumenismo ‘Unitatis redintegratio’, "contradiz clara e abertamente a vontade de Cristo, é um escândalo para o mundo e prejudica a causa santíssima de pregar o Evangelho a toda criatura".