O Papa Bento XVI e o Presidente da República da Albânia, Bamir Topi, dialogaram sobre os avanços na instauração do estado de direito e a integração européia deste país, além da necessidade de evitar qualquer recurso à violência em Kosovo.

Segundo um comunicado do Escritório de Imprensa da Santa Sé sobre o encontro sustentado esta manhã no Vaticano, o presidente albanês "manifestou gratidão à Igreja Católica pela contribuição oferecida à população albanesa, sobre tudo através das instituições de caridade e assistenciais".

Do mesmo modo, continua a nota vaticano, mostrou sua complacência pelos "recentes acordos assinados no âmbito sanitário e fiscal, esperando que tal colaboração possa continuar, também do ponto de vista cultural e espiritual".

Topi, indica o comunicado, "informou sobre os recentes passos realizados pelo governo albanês para resolver os maiores problemas do país, instaurar um estado de direito e proceder para a integração européia".

"Foram tratadas, finalmente, algumas questões bilaterais e regionais, detendo-se em particular na necessidade que, em relação à situação jurídica definitiva de Kosovo, tenha-se em conta os pedidos fundamentais das partes e seja evitado qualquer recurso à violência", assinalou.

Depois deste encontro, o presidente albanês sustentou uma reunião com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e o Secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti.