Rádio Vaticano começou um ciclo de encontros formativos que permitirá a seu pessoal conhecer a própria história olhando para o futuro. O ciclo formativo se iniciou com o tema "Rádio Vaticano: missão e organização. Difundir o magistério de Bento XVI nas culturas de hoje".

"Estamos ao serviço do Papa em sua missão universal para contribuir para difundir seu magistério que é um serviço à Igreja e está cheio de indicações para os homens de nosso tempo", assinalou o Padre Federico Lombardi, diretor de Rádio Vaticano e do Escritório de Imprensa da Santa Sé.

Como emissora da Santa Sé, explicou o Pe. Lombardi, "temos a missão de construir uma grande família humana, que não conhece fronteiras e que é uma grande força de paz, de esperança, de reconciliação. Temos a missão de promover um grande diálogo de verdade na verdade".

Repassando seus 76 anos de história, o Padre Lomabrdi recordou que em pouco tempo "Radio Vaticano cresceu tanto que pôde difundir ânimos às populações vítimas da tragédia da segunda guerra mundial. Uma palavra de paz, de esperança, de apoio, de futuro que levou, entre 1940 e 1946, a que a Rádio transmitisse mais de um milhão de mensagens sobre os desaparecidos e servisse de ponto de informação e de comunicação entre os familiares, os soldados e prisioneiros".

Hoje Radio Vaticano tem quase 400 empregados de sessenta nações diferentes. Cada dia as 64 horas e meia de programas em direto se fazem em 29 idiomas, enquanto são 30 os idiomas do site. As horas de transmissão em total ao ano são 24 000.

Além do Pe. Lombardi, neste ciclo formativo intervieram o diretor de programas da emissora, o Pe. Andrzej Kropowski com uma exposição sobre "O serviço da Rádio Vaticano e as mudanças na Igreja e no mundo. Respostas aos desafio éticos e culturais da globalização"; e também o diretor administrativo Alberto Gasbarri com "A Rádio como comunidade e estrutura de trabalho. Regras e comportamento, deveres e direitos".

O próximo encontro se celebrará esta quinta-feira com o diretor técnico da emissora, Sandro Piervenanzi, com "Rádio Vaticano na tecnologia: recursos e perspectivas". Em 13 de dezembro é a vez de Pietro Cocco com "os conteúdos entre Internet e Web".

Em janeiro se reatará o ciclo, nos dia 10 com Dom Pietro Parolin, subsecretário para as relações com os Estados, com "A política internacional na Rádio Vaticano e as exigências da sé apostólica".

Em 18 de janeiro, o Arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura falará do cristianismo e os grandes desafios éticos, sociais e culturais de hoje". Os encontros finalizarão em 7 de fevereiro.