Os promotores do filme infantil "A Bússola Dourada" (The Golden Compass) –apoiada em uma trilogia de livros que difunde o ateísmo entre as crianças– estão fazendo de tudo para minimizar o impacto do eventual boicote que protagonizarão católicos e evangélicos a partir de sua estréia.

A agência que vê pela publicidade do filme enviou inclusive uma comunicação aos 50 jornais católicos mais importantes dos Estados Unidos para comprar páginas e anunciar o filme.

A produção de New Line Cinema e Scholastic Entertainment, é estrelada por Nicole Kidman, Daniel Craig e Eva Green. Sua estréia mundial está programada para esta semana. Apresenta a história de uma menina que, ao tratar de salvar a uma amiga, termina salvando o mundo.

Segundo Bill Donohue, da Liga Católica, os livros do ateu militante britânico Philip Pullman –nos que se apóia o filme– foram deliberadamente escritos "para promover o ateísmo e denegrir o cristianismo, especialmente o catolicismo".

"Ateísmo para crianças. Isso é o que Philip Pullman vende. Ele tem a esperança que The Golden Compass atraia aos pais a comprar a trilogia como um presente de Natal. Nossa esperança é que o filme fracasse na bilheteria e que seus livros atraiam muito poucos compradores", indicou.