Durante  o recente debate conjunto na Sessão Plenária das Nações Unidas sobre o tema  da “Revitalização da Tarefa da Assembléia Geral”; o Arcebispo Celestino Migliore, Observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, assinalou a necessidade de fortalecer a ONU, mas ao mesmo tempo de torná-la mais eficiente.

O Arcebispo afirmou durante o debate que “as Nações Unidas são uma comunidade de Estados que compartilham uma série de valores fundamentais, como destaca  a Declaração do Milênio: liberdade, igualdade, solidariedade, tolerância, respeito da natureza e divisão de  responsabilidades”.

Reforçar o sistema das Nações Unidas comporta o reconhecimento de que é um sistema apoiado na cooperação mais que na competição entre os Estados e que se nutre ativamente da vontade construtiva, a confiança, o cumprimento dos compromissos de colaboração entre membros igual e reciprocamente responsáveis. Fazer que estes princípios básicos sejam irreversíveis é uma tarefa prioritária”, adicionou o Prelado.

“O ponto chave é o reconhecimento do princípio de que todos os Estados, por natureza, têm a mesma dignidade –acrescentou- . Não obstante, é verdade, que as nações que conseguiram um grau mais alto de desenvolvimento científico, cultural e econômico têm a responsabilidade de oferecer uma contribuição maior à causa comum”.

“Na prática –continuou Dom. Migliore- , o critério essencial que deverá que levar em conta na hora de reformar as estruturas e passar revista aos procedimentos desta Organização são os seguintes. Por quanto se refere às estruturas: representação e inclusão; para os procedimentos: imparcialidade, eficiência e eficácia; em matéria de resultados: responsabilidade e reação”.