O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, convidou aos paroquianos a festejar neste 25 de dezembro o aniversário de Jesus e chamou a rechaçar o falso e pagão "espírito de Natal", que não tem mais realidade e consistência que os personagens das fábulas.

Rechacemos "as pagãs e fantasiosas patranhas do suposto e inexistente ‘Espírito do Natal’, que não tem mais realidade e consistência que os personagens das fábulas, contos e piadas", expressou o Cardeal em sua carta pelo Natal que será lida em paróquias e colégios.

No texto, o Arcebispo recordou que o Natal "é uma festa especificamente cristã e religiosa que devemos comemorar com espírito de aproximação a Deus e de renovação espiritual"; e recordar que nasceu para nós Jesus, nosso Salvador.

"O Natal nos ajuda a fortalecer nossa esperança: Jesus nos chamou a formar parte de seu Reino eterno. Em meio dos problemas do mundo, apesar da presença do pecado e da morte, nós sabemos que Ele está conosco, como nosso único Rei e Senhor. O nos fortalece e consola em nossas tribulações", expressou.

Do mesmo modo, o Cardeal convidou aos venezuelanos a fortalecer sua identidade católica neste tempo de Advento e Natal, que apresenta a provocação de ser instrumentos da paz de Deus, especialmente a "quem tem em suas mãos as decisões mais importantes para a vida do país".

Também alentou a praticar a caridade viva, assim como desterrar o ódio, o rancor, o egoísmo, e a violência. "É preciso que, superando qualquer tipo de divisão política, social ou econômica, reafirmemos a solidariedade, a fraternidade e a união com todos nossos compatriotas", indicou.

Finalmente, o Cardeal Urosa chamou a celebrar o aniversário de Jesus Cristo em família, sem excessos, com a recepção piedosa dos sacramentos da Reconciliação e a Eucaristia.

"Ajudemos aos mais necessitados; procuremos sempre a paz, demos e peçamos perdão se estamos distanciados de alguém; sejamos cada vez mais generosos e bondosos com todos e especialmente com os mais necessitados, a semelhança de nosso Deus, que se entregou Ele mesmo para nossa salvação. Vivamos a alegria de nossa identidade cristã e o compromisso de pertencer ao Reino de Cristo, como Filhos de Deus, discípulos deles e membros de sua Santa Igreja Católica", manifestou e ministrou "de coração minha afetuosa Bênção Episcopal".