O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, exortou aos cristãos a despertar da letargia no que às vezes cai para reverter "a grande e forte quebra de humanidade e moralidade".

Durante a Missa de despedida de seu Bispo Auxiliar, Dom Ángel Rubio, que em 9 de dezembro tomará posse como Bispo de Segovia, o Cardeal Cañizares denunciou também a injustiça que existe após atos macabros como o atentado terrorista que acabou com a vida de um guarda civil na França, ou "esses crimes tão horríveis perpetrados em clínicas abortistas".

Nesse sentido, o Cardeal convidou aos paroquianos a procurar cristo, em quem "acha-se a verdadeira resposta às grandes perguntas que nos expomos ante tantos acontecimentos que põem de manifesto a injustiça dos mesmos".

O Arcebispo assinalou que "este mundo, que apenas olhe a presente, este mundo que pensa que a solução só está no progresso técnico e material, nas ciências, nos planos e estratégias políticas, e que se apóia às vezes fundamentalmente nas ideologias, caminha desalentado". Este mundo, acrescentou, necessita esperança e "essa esperança unicamente se encontra em Deus, mas não qualquer deus".

O Cardeal Cañizares pediu orar por todas as vítimas do terrorismo, em especial pelo guarda civil Raúl Centeno, falecido em uma ação terrorista do ETA, e seu companheiro, Fernando Trapero, que está em situação crítica.