O Arcebispo de Monterrey, Cardeal Francisco Robles Ortega, chamou a fortalecer a catequese dos batizados para que não sejam presas fáceis de "cativar por outras crenças".

"Não basta as batizar, tem que lhes dar um acompanhamento de catequese, de formação em sua fé, e estas pessoas que não tiveram ou que não lhes brindamos a oportunidade de consolidar-se em sua fé, facilmente são presa ou são fáceis de cativar por outras crenças e isto sim vai criando um fenômeno de divisão", expressou o Cardeal durante a Missa de boas vindas, celebrada após sua criação cardinalícia na Santa Sé.

Em declarações à imprensa, o Arcebispo rememorou a celebração litúrgica celebrada no Vaticano, em que o Papa Bento XVI explicou a responsabilidade que assumem os novos cardeais. "Quando o Papa nos falava, por exemplo, do significado do anel, do significado da cor da vestimenta cardinalícia, estava-nos falando da exigência que tem o Cardeal em um momento dado de estar disposto em um momento dado até de derramar seu sangue por Cristo e pela Igreja", recordou.

Nesse sentido, o Cardeal Ortega disse que ao encontrar-se com esta exigência, "alguém se sente muito fortemente demandado e comprometido, mas quando alguém vê tantas amostras de solidariedade e de comunhão entre os irmãos se sente aliviado e fortalecido".

Por outro lado, o Arcebispo se referiu à contribuição da Igreja à sociedade, como seu trabalho por obter a unidade entre povos divididos e em conflito, ou por alcançar a solidariedade com os menos favorecidos.

"Eu acredito que a Igreja faz uma contribuição muito importante dirigindo-se à consciência de cada uma das pessoas para que, por assim dizer, tirem de si mesmos o melhor que todos levamos como pessoas", expressou.

Do mesmo modo, o Cardeal recordou a força da Igreja no México dentro da Igreja Universal. "México é dos países com um número maior de católicos, já é uma força, então ao nomear um Cardeal, (o Papa) reconhece esta força que já tem a Igreja", afirmou.