O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, felicitou aos paroquianos não responder com violência às agressões que sofreram durante o ataque de simpatizantes do Partido da Revolução Democrática (PRD), contra a Catedral no dia 18 de novembro.

"Soube como estavam atuando vocês os fiéis cristãos, que em nenhum momento responderam à violência com violência; isso me enche de glória, encho-me de alegria. O Santo Padre se regozijou também com esta notícia", expressou o Arcebispo durante a Missa dominical, logo depois de retornar da Santa Sé.

Nesse sentido, o Cardeal disse que "não podemos seguir alimentando a espiral da violência intra-familiar, nem suportando os modelos de violência que se difundem nos meios de comunicação"; assim como aceitar "nenhum programa que deva acentuar a pobreza já centenária de nosso povo, causa e origem de tanta violência".

Por outro lado, o Cardeal Rivera transmitiu aos paroquianos a mensagem do Papa Bento XVI aos mexicanos. "O Papa manda uma saudação muito carinhosa a todo o México, mas em especial a esta arquidiocese porque ele sabe que já nos estamos preparando para a Jornada Mundial de Famílias no México em janeiro de 2009", assinalou.